quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Lanches da Cema... que delícia!

Olá, pessoal!!! Pois é... o título deixou todo mundo com água na boca né?

A Cema é uma amiga maravilhosa, e a minha aluna mais esforçada do curso de Corte e Costura e de outros que ela faz (e dá conta do recado).

Mas um dia desses, eu aqui preparando aula, com uma fome que até Deus duvida! Não podia parar o que estava fazendo.

E a Cema me manda uma foto do "lanchinho" que ía saborear dali a pouco!

Ai, meu Deus! Ai meus santos protetores dos estômagos esfomeados que não podem comer naquela hora....kkkkk

Eu fiquei aqui sentada de frente pro micro, olhando aquelas fotos...olho vidrado...o ar faltando pra respirar!


Pôxa... e eu pensava que a Cema tinha dó dessa pobre professora de artesanato aqui, que nunca pode lanchar na hora em que todo mundo lancha!!!

Mas tudo bem...eu resolvi compartilhar com todos vocês as receitas da Cema que me deixaram babando aqui. Baba, baby, baba também......rsssss




E aqui está a receita dessa massa dos deuses, com as palavras da própria Cema:



INGREDIENTES:
30g de fermento para pão
3 colheres(sopa) rasas, de açúcar.
1colher(sopa)de sal
1 xícara(café) de óleo.
1 copo(americano) de leite morno (mais para frio do que para quente, senão queima o fermento e e não deixará a massa crescer.
500g farinha de trigo (mais ou menos)
1 ovo(ligeiramente batido)

MODO DE FAZER:

Em uma tigela pequena, coloque o fermento e as 3 colheres de açúcar, mexa com uma colher até dissolver o fermento, até ele ficar líquido.
Ai coloque o copo de leite morno, mexa bem, cubra com um pano.
Enquanto isso, pegue outra tigela maior ou bacia.
Coloque parte da farinha, e no centro coloque o óleo, o sal e o ovo ligeiramnete batido. Mexa. Coloque então o fermento, e torne a mexer. Vá colocando a farinha aos poucos.
Termine de amassar sobre uma mesa ou mármore.
Vá secando a massa, isso é, não coloque muita farinha, senão a massa fica dura.
A massa tem que ficar maleável. Seca por fora e meio úmida por dentro.
Cubra com um pano, e deixe descansar um pouco se quiser, pois essa massa é tão boa que não precisa ser sovada, nem descansar.

RECHEIO

No lanche que enviei a foto, eu recheei com salsicha apimentada, salsicha pura.
O pão eu tinha um pedaço de queijo minas fresco, piquei-o e coloquei como recheio.

O RECHEIO É A SEU GOSTO, PODE SER FRANGO COM CATUPIRI, PRESUNTO COM MUSSARELA E ORÉGANO,ETC...

Essa massa é muito versátil.
Você pode fazer esfirras, pizzas, pizzas enroladas, enroladinho de salsicha, trouxinha de legumes, etc Ai entra a imaginação...

Levar a assar em forma levemente untada, se não quiser pincelar em cima, não precisa, só que fica muito mais bonito e apetitoso, né?
Ô se fica....e como fica!!!!!!!

E ainda tem mais.... A Cema fez o Bolo de Chocolate que eu coloquei a receita, olhem só a foto que delícia:

Pois é.... depois dessas delícias, vamos nos reunir e passar a semana santa na casa da Cema, em Pinda, que tal??? rssss
Cema querida, obrigada pelas idéias, pelas receitas e pela colaboração! Vc é 1000!!!
Até a próxima pessoal. E volto a pedir... quem quiser alguma receita de posts anteriores, ao deixar uma mensagem aqui, deixem também o e-mail, senão não tenho como responder!
Bjocas a todos!!! Inté!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sol querida.
Obrigada pelos elogios.
Você é que 1.000.
Sempre aprendo mais com você.
Fez o lanche por acaso?
Quanto vir para Pinda na semana Santa,já esta convidada.
A porta de minha casa estará sempre aberta para receber os amigos.

Bjs.

Cema

Anônimo disse...

hummmmmmmmmmmmm realmente a Cema tem mãos de fada e não só na culinaria, no crochet tambem, ela é uma pessoa mmaravilhosaaaaaaaaaaa.
Mil beijos da mary