sábado, junho 02, 2007

Idéias gostosas

Tenho um projeto de fazer um blog de culinária, com receitas simples de fazer, mas que fazem bonito à mesa...Não sei, é uma idéia, talvez eu coloque em prática.


Aceito sugestões de nomes para esse blog, meninas! rsss

Ano passado dei um curso no começo do ano, de Culinária Dia a Dia... só para meninos!

Isso mesmo, garotas...eles querem aprender a cozinhar sim! Muitos moram sozinhos, solteiros ou separados. Outros querem aprender a se virar sem depender da mamãe! Palmas pra eles!

O curso durou 4 meses e eles aprenderam desde o arroz com feijão, os temperos, a decoração dos pratos, até fazer um Lagarto recheado, um Peru de Natal, etc.. Foi um xuxexo!! Amei dar esse curso online!!!

Outro dia um ex aluno me pediu uma receita (culinária) que eu faço sempre aqui em casa e faz sucesso. Pode servir para as visitas, enfeitando bonitinho ele passa por um prato frio chiquérrimo....kkkk... mesmo sendo super simples.

Ah... e para as amigas que vivem de dieta, boa notícia! Não engorda, é light!!!

É o rocambole de Atum! Vamos lá?


ROCAMBOLE DE ATUM


Ingredientes:


1 kg de batatas cozidas e passadas pelo espremedor,
1 lata de atum ralado, no óleo,
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado,
1 vidro de maionese (pequeno) com limão,
Azeitonas pretas,
3 ou 4 tomatinhos cereja,
1 colher (sopa) rasa de sal,
1 Cebola picadinha,
Cheiros verdes picadinhos (opcional)
2 ovos cozidos e picados.


Modo de Fazer:

Misture o vidro de maionese à massa de batatas. Tempere com sal e junte o queijo ralado. Sobre a pia, espalhe sobre um plástico, deixando com espessura mais grossa.

Coloque o recheio: o atum misturado à cebola, cheiros verdes, ovo picado, algumas azeitonas picadas.

Com ajuda do plástico, vá enrolando em forma de rocambole, com cuidado para não abrir. Ao formar um rolo, aperte bem com o plástico, retire da pia e passe para um tabuleiro (não retire o plástico). Leve ao congelador ou freezer por meia hora, até ficar firme. Retire o plástico com cuidado, alise com uma faca ou espátula molhada em água fria, coloque em uma travessa e decore com os tomatinhos e azeitonas. Mantenha na geladeira até a hora de servir (não no congelador). Vai fazer sucesso!!!

E como sobremesa, a Nuvem do Céu, super simples de fazer, para não dar trabalho a ninguém no domingo:


NUVEM DO CÉU



Trata-se de um doce em camadas: creme, gelatina e uma cobertura de clara em neve.

Para o creme:
Bata no liquidificador 1 litro de leite (reserve ½ xícara), 1 lata de leite condensado, 3 gemas e gotas de essência de baunilha. Leve a mistura ao fogo, acrescente 3 colheres de maizena diluídas naquela ½ xícara de leite que você separou antes de bater no liquidificador e mexa até engrossar.
Coloque o creme em uma travessa e leve à geladeira até esfriar.

Prepare 2 caixas de gelatina de sua preferência conforme as instruções da embalagem e reserve. Bata as 3 claras em neve, junte delicadamente à mistura da gelatina e despeje sobre o creme na travessa. Leve tudo de volta à geladeira até a gelatina endurecer.

Fica lindo enfeitar a travessa com frutas, mas isso é opcional. Aqui, foi usado hortelã e morangos, já que a gelatina era desse sabor, mas fica ótimo também quando você usa gelatina de frutas vermelhas e enfeita com kiwi ou uvas brancas.


Bom domingo a todos....com ou sem chuva!

Um comentário:

Kátia Moreira disse...

Oi,
Vim te desejar um ótimo final de semana!
Aproveite pra se divertir, tá!
Bjs Kátia Moreira